gpfDOZE
e meio.

sábado, outubro 04, 2014

é que eu também passei por esses maus bocados!
Padre, eu pequei.

Explico.

Tudo começou em 95, naquela final de brasileiro, Santos x Botafogo, Giovanni x Tulio. Aquele jogo apertado e aguerrido (de final triste, mas que moldou minha moral) trouxe, em algumas palavras do meu pai, um mundo que ainda era desconhecido para mim, o das superstições (embora ele, por si só, não seja nem supersticioso nem fanático por futebol): "essa sua nova camisa não deu sorte".

O futebol brasileiro, assim como qualquer religião do mundo, possui mandamentos. Você não sabe porque, você não entende porque, mas você segue e, não apenas isso, ainda torce o nariz e condena quando alguém não segue (provarei meu ponto mais a frente). Certamente você já viu ou ouviu alguma delas:

1) Não usarás camisa nova em jogo importante;
2) Não gritarás gol antes do gol;
3) Não sairás do estádio antes do fim do jogo em circunstância alguma;
4) Não irás ao banheiro no meio do jogo.

Corta para 2014. Argentina x Alemanha, final da Copa, estadio do Maracanã.

Não bastassem 10 gols tomados pelo Brasil nos últimos 2 jogos (7 destes de um time que estava a minha frente), estava diante de um clássico do futebol mundial que não só não tinha a minha seleção, como mexia com os meus brios de uma maneira que pensei que nunca fosse acontecer. Não tinha unha ou cerveja que segurasse a tensão. E da-lhe gol anulado, da-lhe pressão, e nada. E passa primeiro tempo, e passa intervalo, e mais pressão.

Aliás, pressão era a palavra do momento. 5min do 2o tempo, 10min, 15min... Olho pro lado, olho pro outro, olho pra baixo... Pensei, refuguei, pensei de novo...

E, foi aí, Padre, que pequei. "Pessoal, vou no banheiro".

Eu tinha o peso do mundo em minhas costas. Seria eu, depois de tantas tristezas recentes, aquele que faria o Messi levar a copa pra casa? Pior que traidor, um X9 consciente?

Sentei.

E fiquei pensando no mundo, na vida, no que eu tinha acabado de fazer.

Dane-se. Já estava na privada mesmo, então vamos até o fim com isso. E fiquei pensando na vida, no efeito borboleta, nas eleições, em quem devia estar jogando um bolão lá fora, e pouco a pouco um barulho de spray ficava cada vez mais próximo, e próximo... Ou estava delirando? Pensei: "deve ser alguma benção, uma agua santa para redimir minha traição".

Como fui ingênuo, Padre. Era um desodorizador. De limão. Jogado por cima das cabines.

Saindo de lá, primeira pergunta pro primeiro desorientado que encontrei:

"quanto esta o jogo?"
"acho que ainda ta a mesma coisa, um a zero pra argentina, não?"

Nao fode, nao fode, nao fode. Era o destino acertando as contas, embora de maneira sorrateira, porque logo descobri que não era verdade. Voltei pro jogo mais tenso que antes, e o cheiro de limão velho estava lá, para me lembrar a cada fungada que eu tinha algo pendente com o destino.

Fim do jogo. E nada.

Sera que eu era mesmo o culpado por isso tudo? Será possível que nenhum, NENHUM argentino teve dor de barriga? Afinal, quando esse tipo de coisa acontece (qual a frequência?), voce se acha o merda do universo, mas esquece que tem 7bi de pessoas do seu lado e que a estatística esta do seu lado.

Prorrogação, e eu não volto. Fiquei lá na rampa (afinal, quebrar duas regras era demais) filosofando:

"Futebol é uma guerra. Como pode, em 2014, estarmos conscientemente defendendo algo onde claramente um dos lados será derrotado? Pior, não apenas 1, mas 31. Bom, ateu não pode ter time de futebol. Afinal, não existe nada mais irracional do que acreditar e defender um time de futebol, sobre o qual não se tem controle e tem mais chances de te deixar triste do que feliz. Deve ser isso o porque da porra toda do mundo não entrar em paz..."

... e ai veio um barulho do estadio.

Olhei pro corredor, torcedores alemães atônitos, olhando pra TV, sem reação, sem comemoração.

Chegou a hora de acertar as contas com o destino. Corri para perto deles, e vi uma bola entrando no gol... da argentina. Pulos de alegria alemães.

Moral da história: televisões instaladas a 50m do evento ao vivo também tem lag.

12:45 PM.

 

 

/// comentários [0]

Postar um comentário || Home

gpf, by billy.