gpfDOZE
e meio.

quarta-feira, junho 19, 2013

hold your horses now - Menos de 24 horas depois, o contexto já mudou. Já ficou claro que (1) o objetivo do MPL não é abraçar o mundo e todas as suas vontades, mas sim os 20 centavos e apenas os 20 centavos; e (2) parte do povo que foi pra rua segunda já descobriu que não quer ser mais representado apenas pelo movimento que foi pra rua terça, porque quer o resto dos 20 centavos.

 Como já comentei antes, o grande trunfo do da manifestação de segunda (unir o povo) era também sua maior fraqueza (se o MPL sabia, a maior parte do povo não sabia pelo que estava na rua). A partir de agora, com o surgimento de novos movimentos, o que era fraqueza vira trunfo, e vice-versa.

As implicações são várias, mas tome por exemplo a lista de objetivos publicada pelo Anonymous: (1) Não à PEC 37; (2) Saída imediata de Renan Calheiros; (3) Investigação e punição de irregularidades nas obras da Copa, pela PF e pelo MP; (4) Lei que torne corrupção no congresso crime hediondo; (5) Fim do foro privilegiado. Uma boa lista para começar, sem dúvida, mas não são bandeiras que solucionam de maneira direta os problemas primordiais das classes mais necessitadas.

É agora que os objetivos começam a se cruzar. Resta saber em quais objetivos o povo realmente acredita, e acha que deve priorizar; no quanto a população está disposta a não desistir e continuar indo para a rua, dia após dia; em equilibrar os movimentos para não pulverizar a inércia quebrada até agora; e, acreditem ou não, no quanto estes movimentos trocarão "fogo amigo" devido à guerra de egos de dois (ou mais) grupos distintos.

Só espero que o povo - sem divisão - perceba que realmente se juntar é a única conta em que um mais um dá três.

1:55 PM.

 

 

/// comentários [0]

Postar um comentário || Home

gpf, by billy.