gpfDOZE
e meio.

sexta-feira, julho 30, 2010

no rés do primeiro andar - processos de trainee. boa. vou fugir um pouco do escopo do meu blog pessoal, mas enfim. fiz alguns, dos melhores aos piores. passei por diversas etapas e situações, e tenho vários comentários a fazer. hoje estou contratado (a saber: não como trainee), mas espero que alguma consultoria de RH um dia leia este post e entenda meus comentários...

disclaimer: discernir a ironia dos comentários sérios pode ser complicado!

1_ INTRO

começando pela natureza dos processos seletivos em si. fazer um programa de trainee está em moda. qualquer empresa tem um programa de trainee - mesmo sem saber o que é um (tipo ter uma homepage na década de 90). e o que é mais engraçado, mais de 50k (sim, CINQUENTA MIL) pessoas podem se inscrever nele - logo, espere critérios arbitrários serem utilizados para a primeira etapa - costumeiramente chamada de análise de curriculo (embora ninguem saiba dizer o que é analisado). se voce não passar, relaxe: procure outro processo e prepare o já manjado "nem queria trabalhar aí mesmo" - as chances de voce estar certo/a são relativamente grandes.

depois, o que eles esperam de você. por exemplo, "ser proativo" significa "sim, gosto de fazer o meu trabalho e o dos outros", enquanto "ter mobilidade" tem o exato sentido de "sim, podem me mandar pra filial do Acre". existem milhões de outras definições que nenhum dicionário fornece, mas vamos manter o foco: se voce está se preocupando com isso, voce já está na empresa. estou focando em tentar entrar nela, então durante o processo utilize as definições "reais".

e como se vestir. traduzir aquela etapa dos convites do casamento, que até então era tarefa de seus pais, chegou para voce. a regra geral costuma ser esporte fino (calça, camisa, cinto e sapato, tudo social). quando tiver gente importante (= gerentes da empresa) é bom ir de terno. nas primeiras etapas tudo é muito novo, então as vezes ainda dá pra ir de bermuda e chinelo sem queimar o filme.

2_ ETAPAS

no meio do seu processo voce vai encontrar diversas etapas, nas mais diversas ordens, graus de cobrança etc. não se preocupe: voce estará preparado para todas elas. é só conhecer como cada uma funciona abaixo.

1) provas online: sinônimo de google na maior parte das vezes. supostamente realizados sozinhos, geralmente não o são. eles até podem tentar apelar para a sua "moral", mas não caia nessa - se voce não vai bem, eles vão assumir ou que voce não sabe usar o google, ou que voce não é inteligente o bastante para chamar um amigo inteligente. exceção feita aos testes de raciocínio lógico. mas esses geralmente também não são tão lógicos assim, então tanto faz.

2) dinamicas de grupo: de longe, a pior forma que alguem inventou para descobrir como pessoas agem em grupo. consiste em uma análise conjunta da sua habilidade de comunicação (10%), estudos de caso "sem solução" (eles tem solução, mas não é a sua) (20%), saude mental no dia (20%), bons companheiros de grupo (25%), reações gástricas com o pão de queijo do coffee-break (5%) e sua paciência para engolir características de mercado sobre uma empresa que voce deveria amar desde os primeiros seis meses de vida (20%). geralmente desenvolvida em períodos de ±4h com intervalos para café e comida, momento quando voce finge que gosta de outros 15 individuos que supostamente não estão disputando a vaga com voce, não fosse pelo simples fato de que eles estão.

3) entrevistas com RH: oficialmente, seria melhor jogar cara e coroa do que ser avaliado um RH. mas, como a razão de eliminados não costuma ser 50% e as perguntas são sempre as mesmas, decore-as, coloque um sorriso no rosto e seja criativo, pois as perguntas não serão conferidas mesmo.

* por que voce quer trabalhar nesta empresa?
* qual sua principal qualidade?
* qual o seu principal defeito? (*)
* cite um momento no qual voce demonstrou liderança
* cite um momento no qual voce convenceu alguem do contrário de algo
* se eu ligasse para o seu melhor amigo, o que ele falaria de voce?

algumas tem resposta pré-definida. por exemplo, o seu principal defeito pode ser qualquer um, menos "perfeccionismo". se te perguntarem "como voce reage quando está sob pressão?", lembre-se da ultima vez que voce esqueceu de tomar seu prozac. e tome cuidado se te perguntarem "onde voce gostaria de estar daqui a X anos?" - não adianta responder "no seu lugar" pois, obviamente, voce nunca gostaria de ser entrevistador de uma consultoria de RH. a resposta correta é "na gerencia de RH", pois é um cargo de respeito, demonstra crescimento, vontade e voce deixa claro que teria condições de finalmente mandá-la embora e fazer um processo seletivo decente, do tipo aqueles que envolvem competições de mario kart.

4) painéis: muito similares às dinâmicas de grupo, mas lembre-se que a quantidade de leitores do Valor Economico por metro quadrado sobe, então voce precisa de novas técnicas de controle social para mandar no seu grupo. é também a etapa na qual voce começa a parar de tomar o tempo de uma consultoria de RH para começar a tomar o tempo de profissionais da empresa - portanto, supostamente voce já começa a valer alguma coisa para a empresa. lembre-se, eles estão gastando o tempo deles para ouvir voce falar sobre algum trabalho que eles já fizeram, mas não têm certeza se pensaram em tudo. uma vez que a sua hora de consultoria custa milhões de reais menos que uma grande consultoria, o processo seletivo se torna uma grande fonte de informações baratas usurpadas de jovens talentos.

5) entrevistas em ingles: não se assuste. existem entrevistadores cujo inglês é pior que o seu. aparecem também na versão "entrevistas pelo telefone", nas quais obviamente voce estará no local de pior sinal da sua operadora de telefonia celular. dica para se dar bem: conte pra eles como "comfortable" se parece com "campo de futebol" falado bem rápido. eles vão adorar.

6) psicotécnicos e testes comportamentais: o supra sumo das consultorias de RH, grande sucesso na seleção de profissionais no pós-1a Guerra Mundial e para voluntários da Copa do Mundo de 1930, no Uruguai. sim, acredite ou não, ainda é utilizado as vezes e, sim, todos te considerarão incapacitado até que voce mostre para eles que voce sabe colocar a cabeça de cavalo no corpo do coelho e cortar as letras certas numa linha de caracteres aleatórios. podem vir na versão testes de comportamento, aqueles nos quais voce precisa escolher qualidades, defeitos ou preferencias de sua vida. não se intimide: escolha sempre as opções que envolvem ficar em casa sem fazer nada, não socializar, ler livros e jogar futebol de botão com seu avô.

7) blogs e videos: escolhidos das empresas muito moderninhas, consiste em uma forma adequada de selecionar aqueles que não sabem dedicar o tempo adequado da sua vida para coisas construtivas e, ao mesmo tempo, possuem uma veia artística apurada, grupo o qual tem dificuldades gigantes de suportar pressão e, em épocas de crise, podem ter a demissão justificada de maneira mais simples. a melhor forma de passar numa etapa destas é seguir os exemplos do grande Enzo.



8) entrevistas finais: se voce chegou até aqui, prepare-se. esta é a melhor etapa de todas, pois voce pode ter uma combinação de todas as outras anteriores. provavelmente voce vai ter que falar da sua vida, tentar explicar porque voce continua sendo uma boa pessoa mesmo tendo passado por outros quatro estágios em dois anos e mentir que suas qualidades são melhores que seus defeitos. recuse entrevistas nas segundas (as chances do time do entrevistador ter sido rebaixado chegam a 105%) e nas sextas (é bem provável que ele saiba que horas são, mas não o seu nome).

3_ EXPERIÊNCIAS PRÓPRIAS

a dinamica de grupo é a melhor etapa para voce conseguir histórias para contar para seus amigos. por exemplo, é uma etapa ótima para encontrar pessoas peculiares, como o cara que carregava o Valor Economico pra fora de uma pasta empresarial e ficava mirando ela para os consultores de RH (contado por uma própria consultora) ou o cara que em uma apresentação pessoal criou um personagem em quadrinhos baseado nele mesmo com colagens de revista no painel de uma grande empresa da mídia.

acha ruim encontrar alguém conhecido? lembre-se que pode acontecer de voce cair numa dinâmica com outras sete pessoas, todas da mesma classe que voce, como aconteceu no processo de uma grande construtora. neste caso, relaxe, quem vai estar na pior posição possível são os consultores. se houverem tarefas quebra-gelo, por exemplo, utilize piadas internas que só voces conhecem, ou cante hinos que envolvam palavrões.

as vezes, as coisas simplesmente não dão certo. pode acontecer de voce acordar um dia simplesmente para se dar mal, como na dinâmica de estágio de uma multinacional em 2008. não bastasse a braguilha do meu terno ter quebrado no dia, eu não tinha sapato social (fui com um tênis preto) e ainda bati o carro indo pro hotel da dinâmica.

entrevistas também são boas geradoras de histórias, embora neste caso você costume se dar mal - o que, realmente, não importa. de qualquer forma, não troque o nome do sócio numa entrevista final de consultoria varias vezes, assim como fez uma amiga minha.

o meu caso na entrevista de RH de uma outra multinacional é bem interessante. no final da entrevista, depois de uma exposição de todas aquelas informações que voce está cansado de repetir, surge um diálogo assim:

- Então, acredito já sabemos que voce é apto para a vaga de trainee que estamos oferecendo. Só tem um problema... todos os outros candidatos vieram para entrevista com um brilho nos olhos que eu não vejo em você. Por que é isso?

sim, existem empresas que querem pessoas em estágio de lavagem cerebral avançado. depois dessa pergunta, tive certeza: não era ali que eu queria trabalhar. a resposta?

- Elas não sabem o que querem da vida.

4_ A ÚNICA PARTE SÉRIA DESTE POST

eu poderia fazer um post sério, mas acho que depois de tudo isso fica difícil falar algo. além disso, muitas outras pessoas já fizeram blogs e têm mais capacidade de fazer isso do que eu. mas, se a minha opinião vale algo, acho que o principal é saber que

1) os processos nivelam por cima. se voce foi mal, pode não ter sido culpa sua;
2) tente varias vezes. a primeira vez em cada etapa costuma ser bem dificil;
3) algumas pessoas não nasceram para ser trainee. acredite, isso pode ser bom;
4) não faça o processo de uma empresa que voce não tenha vontade de trabalhar;
5) não desista.

3:15 PM.

 

 

/// comentários [2]

Anonymous Osmar, 4:42 PM \\\

very naice

Anonymous Alex Ferrer, 1:22 AM \\\

eu sempre visitei esse blog uma vez por mês, desde 2001. Sinto falta de posts.

Postar um comentário || Home

gpf, by billy.