gpfDOZE
e meio.

quarta-feira, agosto 12, 2009

a simple conversation for the new men - dia de descobrir leis, efeitos e sindromes interessantes. acho que já tinha falado da Sindrome de Estocolmo aqui... então vão algumas outras. informações da wikipedia.

Lei de Sturgeon - “Ninety percent of everything is crap”. a frase reveladora que deu origem a esse texto por inteiro leva o nome de seu autor, o escritor de ficção científica Theodore Sturgeon, que alegava que 90% de toda a produção deste gênero era lixo. acabou sendo extrapolada para diversos outras áreas, praticamente como um axioma. pode ser considerada um caso do...

Princípio de Pareto - também conhecido como Fator de Escassez, define que, para diversos eventos, 80% dos efeitos vem de 20% das causas. Em homenagem a Vilfredo Pareto, um economista italiano (que também tem em seu nome a Fronteira de Pareto) que observou o fato de 80% das terras italianas serem de apenas 20% da população, mas pode ser visto em outros casos da vida, como 80% da sua felicidade vem de 20% das suas atividades, ou 80% das vezes voce repete 20% das roupas que voce tem.

Efeito Streisand - é um fenômeno de internet no qual a tentativa de censurar ou remover algum tipo de informação (texto, imagem ou video, por exemplo) tenha o efeito reverso, ou seja, seja amplamente divulgada e publicada. tem esse nome em homenagem à tentativa da Barbra Streisand de censurar algumas fotos suas, mas tem sua principal referência no brasil Daniela Cicarelli e seu video na praia.

Slashdot (/.) Effect - outro fenômeno de internet, acontece quando um site popular mostra links para um site menor e causa um aumento excessivo no seu tráfego, gerando lentidão e podendo até tirar o site do ar. leva o nome do site de tecnologia homônimo, famoso por suas notícias descoladas e acaloradas discussões geeks.

Lei de Moore - observada em 1965 e em voga até hoje, descreve a tendência de evolução do hardware de computadores desde a invenção do circuito integrado em 1958. A afirmação de Moore diz que a quantidade de transistores que podem ser colocados em um CI dobra a cada dois anos, o que se confirmou até 2005 e não parece mudar nos próximos anos.

Lei de Gérson - a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo", no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. o típico jeitinho brasileiro.

Bystander Effect - essa foi o Devz que me contou. "Em uma situação de emergência, quanto maior o número de pessoas presenciando o evento, menores são as chances de que qualquer uma delas irá ajudar". Praticamente uma versão do deixa que eu deixo em forma de fenômeno psicológico social.

Efeito Sininho - descreve coisas que existem apenas porque as pessoas acreditam nelas. Em homenagem à personagem do Peter Pan, que é trazida de volta a vida devido à confiança e fé das pessoas. Exemplos destas coisas são o sistema monetário, a sociedade civil, o estado de direito e deidades.

6:25 PM.

 

 

/// comentários [0]

Postar um comentário || Home

gpf, by billy.