she sings 'stay with me' - rodou bastante pela internet, há um tempo atrás, um video chamado "Shift Happens", que posteriormente acabou sendo atualizado no 2.0 e 3.0 (fique com este ultimo). como aquele monte de emails que voce recebe do seu tio, cheio de informações as quais voce não tinha idéia e que provavelmente voce viveria sem saber...
... mas que, excepctionalmente, indicam plenamente a mudança de paradigma em que vivemos hoje. socialmente, tecnologicamente, em todos os patamares.
(talvez seja apenas estar ficando velho e ter 20 anos de background para fazer comparações mais amplas...)
o que mais me chocou são as informações a respeito de informação. a saber:
1) 4 exabytes (4E19 bytes) de informação nova será gerada em 2008 - isso é mais do que nos ultimos 5000 anos; com relação à quantidade de conteúdo técnico, ela dobra a cada dois anos; e
2) acredita-se que os 10 empregos mais procurados de 2010 nao existiam em 2004 - estamos preparando estudantes para empregos que não existem, usando tecnologias que nao foram inventadas, para resolver problemas que ainda nem sabemos quais sao.
quantos anos tem o nosso método de ensino? até que ponto sufocar um aluno com o máximo de matéria possível para ele absorver 10% disso é o método mais efetivo? pra que dar uma visão específica de assuntos de química para alguém com tendência artística durante o ensino fundamental com a capacidade de acesso à informação que temos hoje? como podemos prever a efetividade do ensino que damos se não conseguimos prever o mundo tres anos à frente?
para quem eram feitas todas as perguntas que fazemos ao google hoje?
temos mais respostas. mais acesso, mais disponibilidade. mais conhecimento. nossa curiosidade é aguçada simplesmente porque temos acesso à informação (quem nunca se perdeu na wikipedia que atire a primeira pedra).
talvez devessemos nos preocupar em ensinar a ensinar, ou melhor, ensinar a aprender... porque todo o resto já está aí, disponível para qualquer um com um computador.
/// comentários [0]
|| Home
gpf, by billy. |