gpfDOZE
e meio.

quarta-feira, agosto 06, 2008

final_ are you goofing on elvis? em tópicos.

1. alimentação

melhor cozinha: Italiana. ainda que fiquem devendo no fator "pizza", arrebatam em todas as outras categorias - e quando eu digo todas, são todas mesmo.
cozinha revelação: Polônia. podem dizer que a cozinha polonesa é igual a de todo o leste, é verdade. mas nenhum outro lugar conseguiu apresentar a mesma variedade, sabor e preço que nem nossos amigos polacos.
melhor restaurante: Sora Margherita, Roma, Italia. não so pela localização, apresentação, ou o fato de voce ter que dividir mesas com estranhos em um espaço físico mais do que diminuto, mas também pela combinação matadora de entrada, pratos principais e sobremesa que não sairam da minha cabeça até agora.
melhor comida de universidade: Bacalhau com Natas, Coimbra, Portugal. uma grata surpresa, depois de tantos dias de recusa de pratos universitários de minha "cidade natal", Lisboa.
melhor supermercado low-cost: Pingo Doce, Portugal. Preços de Dia, com apresentação de Pão de Açucar. se engana, me enganou bem.

2. of choice awards

fast-food of choice: Subway. nunca um sanduba saudável (ou mais que os outros) foi tão gostoso, e companheiro durante a viagem.
soft drink of choice: Ginger Ale, o famoso soft drink de gengibre. O escoces Irn-Bru merece uma menção honrosa.
sandwich of choice: Chicken Curry Sandwich. o clássico britânico nunca sai de moda.
flag of choice: Irlanda. além das clássica 3-listras, uma história fenomenal. de um lado, o verde católico, e do outro, o laranja protestante, unidos pela faixa branca da paz.
turkish of choice: Falafel. merecedor de uma categoria própria, o fast-food turco se destacou no incrivel bolinho de não-carne que tem gosto de carne, seguido de perto pelo larica-killer Shwarma Kebab.
t-shirt of choice: top3 pela criatividade, I(bike)CPH (Dinamarca), Pog que no te callas? (Espanha), All your bratislava are belong to us (Eslováquia).
city of choice: Edimburgo, Escócia. não é só o castelo, ou a rua principal, ou os jardins, ou os monumentos, ou ter jogado futebol na neve, ou a própria cidade em si - é tudo isso junto, em uma cidade agradabilíssima e confortável.

3. bebidas

melhor spirit regional: Limoncello de Capri, seguido das vodkas lituanas e polonesas. de resto, muito spirit descartável - talvez devido ao fato de eu realmente ser fã de uma cerveja.
cerveja mais barata: Rep. Checa. custando em torno de €1/Litro, muitas cervejas foram encontradas nesta categoria. Como o critério então é qualidade, a terra da pilsen original se destaca.
melhor cerveja: Rep. Checa mais uma vez. ganham não só pela qualidade, mas pelo preço e pela história. a citar, Pilsner Urqner, primeira cerveja pilsen do mundo e referência para as nossas famosas cervejas de todo dia; e a Budweiser, ao contrário do conhecimento popular, surgiu primeiro na Rep. Checa e teve seu nome dado à americana (agora chamada apenas de Bud depois de uma disputa judicial) justamente por ser sinônimo de cerveja boa.
melhor nome de cerveja: Dog In The Fog Will Never Fail To Find His Way, Polônia. ainda que a categoria tenha uma unica concorrente, a cerveja polaca merece o titulo nao só pela criatividade, como pelo fato de usar um nome em ingles e de ser relativamente tomável em um país dominado pelas vodkas.

4. viagem

melhor cia aérea low-cost: Easyjet. dentre a dupla Ryanair/Easyjet, a laranja ganha (mas não por muito longe). fora essas, destaque para alguns vôos da Vueling e as simpáticas Aer Lingus e Norwegian Air, que conseguem entregar alguns de seus preços como Low-Cost.
melhor aeroporto: Madrid e Porto. dos grandes, Madrid é consideravelmente organizado e confortável; dos menores, o aeroporto do Porto é extremamente confortável e moderno (ainda que a imigração tenha feito eu perder minha conexão para Lisboa logo após minha chegada em Portugal).
aeroporto mais distante: Stockholm Skavsta, a gloriosas 1h30 de ônibus de Estocolmo, o que me fez ter que acordar 3h da manhã para pegar meu vôo pela manhã. Acompanhado de pertinho pelo Brussels Charleroi, e sua 1h10 de distância de Bruxelas (praticamente metade do país). Ah, a glória dos aeroportos Ryanair!
aeroporto mais visitado: Lisboa, Madrid, Dublin. o primeiro, de residência; o segundo, favorito de baldeação; o terceiro, efetivamente visitado.

5. curiosidades

povo mais simpático: Poloneses. não bastasse levar a categoria de revelação alimentícia, os poloneses também são (de longe) os mais simpáticos, sempre receptivos e festivos. Fez da Polônia, facilmente, vencedora da categoria País Revelação e séria candidata a nova visita.
encontro mais distante: Budapeste, Hungria, um colega do futcampo. mas vale citar um amigo de Santos numa balada em Ibiza.
maior erro recorrente: o tamanho da bagagem a ser levada, principal pesadelo do mochileiro. o ponto ideal só é alcançado depois de vários erros, como os vários que cometi.
moeda mais inutil: EEK0,10. com uma cotação de aproximadamente 15,86EEK = 1€, a moeda de dez centavos de coroa estoniana foi a moeda mais inutil da viagem. seu valor nominal é de pouco mais de meio centavo de euro. acha pouco? vale mais que o nosso centavo de real.
lingua mais dificil: Húngaro. Depois que voce descobre suas similaridades com o finlandes (!) e que existe diferença entre um O com trema e um O com aspas, fica fácil decidir.

6. lazer

melhor comemoração de rua: St. Patrick's Day, Dublin, sem duvida. mas com grandes concorrentes: Queima das Fitas (Coimbra, Portugal) e Conquista da Eurocopa (Ibiza, Espanha).
melhor hostel: Tutti Frutti Hostel (Varsovia, Polônia). Não se deixe lever pelo nome: o ambiente é fenomenal.
melhor balada: Pacha. Desconsiderando El Paradis (Água) e Amnesia (Espuma), por escaparem do padrão "balada" e entrar no padrão "alguma outra coisa que eu nunca tinha visto na vida", a Pacha (Ibiza, Espanha) merece o reconhecimento e toda a pompa mundial que possui.
melhor jogo de futebol: Sporting 5 x 2 Benfica, semi-final da Taça de Portugal. Ainda que eu nao estivesse presente lá, gostaria de.
melhor praia: Ibiza. acredite se quiser, Ibiza não é apenas a terra das baladas em uma área artificial. é, tambem, dona de algumas das praias mais lindas do mundo, com suas águas cristalinas.

9:28 PM.

 

 

/// comentários [1]

Blogger Gabarra, 7:58 PM \\\

Na mesma medida que é bom saber que isso existe, é triste saber que estou há tantos anos sem lê-lo...

Hail!

Postar um comentário || Home

gpf, by billy.