gpfDOZE
e meio.

segunda-feira, junho 02, 2008

catorze e meio_ in the lap of the gods! em breve, 37 dias de viagem. aguardem. por agora, planos para o futuro e papo geek.

...
já são tres os estabelecimentos que eu pretendo ter na vida, num futuro talvez bem distante: um pub, uma cantina e um clube de jazz. por enquanto, minhas referências comerciais para estes estabelecimentos são, respectivamente:

fitzsimmons, dublin, irlanda: não é um pub propriamente dito, com fumaça de cigarro (banido dentro de estabelecimentos na maior parte dos países europeus), cara de velho e musica tradicional. no entanto, ninguem consegue não sentir paixão por um lugar com CINCO andares/ambientes: no subsolo, uma balada; no térreo, pub com musica ao vivo (os bons e velhos hits UK de bebado, como Chelsea Dagger, Don't Look Back in Anger e qualquer outra coisa do Robbie Williams); no primeiro andar, musica eletronica; no segundo, um pequeno terraço para o ambiente interno; e no terceiro, um terraço ao ar livre, para fumantes e apreciadores do frio dubliner.

sora margherita, roma, itália: pode não ser uma cantina italiana tradicional, já que seus pratos contemplam a comida italiana e uma pitada de influencia judaica. entretanto, ninguem discorda do fato do ambiente familiar de um restaurante minusculo, com toalhas de papel, vinho da casa, onde voce divide a mesa com desconhecidos e escolhe entre aceitar o menu do dia ou não. para voce ter uma idéia, ganhou, no ranking da minha vida, as categorias melhor alcachofra (inferior à da vovó, hors concours), melhores almondegas e melhor sobremesa original.

all of jazz, são paulo, brasil: ainda está aqui provavelmente porque ainda não tive o prazer de fazer uma viagem a New Orleans. entretanto, a pequena casa da João Cachoeira é um agradável ambiente para o pós-trabalho durante a semana. um pequeno lounge com nao mais de dez mesas, jazz ao vivo todos os dias, meia-luz e um bar competente.


...
eu, recentemente passado de 15 anos no windows para 9 meses num mac, tenho diversos comentários a fazer, do ponto de vista de alguem que um switcher. dos positivos, a garantia universal apple (que é universal e mundial, já utilizada :) e, comprovadamente, a facilidade de uso e aumento da eficiência nas tarefas diárias. dos negativos: o casing do macbook (muito frágil, e será substituido em breve de acordo com os boatos), o preview de imagens (lerdo e inferior ao simples do windows), o office do mac (inutilizável se voce for fazer algo que demore mais que 10 minutos), os browsers e o skype (extremamente instáveis), a falta de diversos freewares e o fato de que as pastas não aparecem primeiro que os arquivos (mas sim misturadas a eles - uma característica do mac procedente do unix).

quanto aos softwares, acredito que muito dos meus problemas são decorrentes da minha mudança ter sido feita em conjunto com um recente upgrade do sistema operacional da apple - uma burrice minha, já que isso é comum em SOs novos. pouco a pouco, parece que as coisas vao se estabilizando (nao consegui estabilizar o office ainda, contudo). quanto aos freewares, bem... isso com o tempo se resolve, espero. :)

quanto as pastas e o preview, pode ser apenas um resquício dos anos e anos de windows. há quem diga também que no macOS existe uma necessidade maior de se modificar os modos de visualização de arquivos com mais frequência que em PCs, o que é um argumento que não me convenceu ainda - ainda acho que, salvo determinadas condições, o SO deve fornecer ferramentas para o usuário trabalhe do jeito que ele próprio considere ser mais produtivo.

comprei um apple pelo visual, pelo tamanho, para fugir dos virus e trojans principais - e tambem do Vista, que assola todos os novos laptops (caso necessario, posso efetuar o dual-boot no XP se necessário, coisa que ainda nao fiz). ainda pude instalar o meu sistema na lingua que desejava, de maneira prática e simples. no final, acabei viciado por suas ferramentas de usabilidade (todos as teclas F).

se estou satisfeito? para a experiencia do dia a dia (internet, pequenos trabalhos), se voce estiver afim de gastar um pouco mais de dinheiro e tempo para se adaptar, vale sim a pena. no entanto, alguns trabalhos mais específicos no computador exigem macbooks mais caros e rodar o XP no dual-boot (no meu caso), o que exige muito menos dinheiro em qualquer outra plataforma.

além disso, ja tive discussoes severas com o Alex sobre como a plataforma de softwares Apple e a integração com seus hardwares te deixa extremamente dependente de ambos - ótimo para o projeto de mercado deles, péssimo para o usuário que tenta mudar mais tarde ou que então gasta horrores na sua manutenção, já que sabidamente seus produtos não são os mais economicos.

food for thought.

3:51 PM.

 

 

/// comentários [0]

Postar um comentário || Home

gpf, by billy.