gpfDOZE
e meio.

sábado, novembro 10, 2001

--- Já dizia um amigo meu que nenhum texto pode ser analizado nas regras da literatura caso esse não tenha sido o intuito dele. O legal é que isso pode ser aplicado a várias coisas... bem no estilo 'gosto não se discute'. Foda é que de repente aparecem umas pessoas querendo dizer o que é certo e o que é errado. Analizar as coisas rigidamente sem a menor necessidade. Pessoas que têm um padrão de certo e a cabeça fechada para mudanças, aquelas que não admitem nada fora do padrão. Parece que isso vem assolando o mundo dos blogs há um certo tempo já...
--- Por enquanto, ainda temos direito à liberdade de expressão contanto que a gente assuma a responsabilidade pela nossa opinião. Ou seja, não adianta sair na rua falando mal de todo mundo que você provavelmente vai sofrer um processo de calúnia e difamação(mesmo que isso no Brasil provavelmente não dê em nada), mas sim saber expor sua idéia normalmente, sem querer impor sua idéia aos outros - afinal, não é um debate, é um comentário. E mais, não possuímos a capacidade de influenciar alguma pessoa apenas por nossa própria vontade, já que não há como quebrar a cabeça dos outros e enfiar uma idéia cabeça adentro. Podemos convencer uma pessoa a concordar com uma idéia que é nossa - um dos grandes objetivos da retórica. No entanto, isso é necessário nos blogs? Convencer alguma pessoa de que o que ela faz, o que ela escreve não condiz com uma atitude padronizada já existente? O quão utópico é isso?
--- O blog ainda é um diário virtual. Ainda é um lugar onde as pessoas procuram desabafos, não pequenos roteiros para livros da literatura brasileira. Comprovadamente as pessoas que os visitam o fazem para 'conhecer sobre o desconhecido', ou seja, entender o que se passa nas cabeças alheias. Comentários diferentes da rotina normal. Se todos os blogs fossem iguais, qual a necessidade de visitá-los então? Seria o mesmo que convencer todos de que os textos do Trovadorismo são uma bosta e que apenas o épico camoniano é bom para leitura - afinal, ele segue regras mais rigorosas do que as cantigas e novelas de trovadorismo feitas no início da literatura portuguesa, porém não é de todo melhor, ou pelo menos não podemos colocá-lo nesse patamar apenas por causa das regras. Blogs, em princípio, são weblogs ainda. Logs, roteiros, vida. Geralmente é a vida de alguém que está estampada em algumas palavras. Comentá-las é algo como querer criticar o modo de vida de alguma pessoa e, convenhamos, isso é uma válvula de escape psicológica e não o juízo final. Pelo menos não é alguém que eu conheço que vai ler o que eu faço e me mandar um texto falando o que é certo e o que é errado, motivo pelo qual eu vejo rankings de blogs espalhados pela net e não me importo com o meu blog. Sei que ele é uma merda e o que nele está escrito importa, em princípio, apenas pra mim. Não preciso de ninguém para falar isso pra mim.
--- E nisso caímos na situação atual - blogs considerados de elite nem sempre são os mais bem vistos por todos. Afinal, música também é assim, pois existem aqueles que curtem o que está na moda e os que curtem justamente o que não está na moda. Blogs de elite, aqueles que se destacaram entre os outros. Aqueles que, como numa coluna social, 'brilham' mais do que os outros e nem por isso são os melhores - ou, pelo menos, assim não deviam ser considerados. E, atrás disso, as pessoas que tentam andar no campo minado da opinião social. Estão no campo de batalha, apoiado por uns e rejeitado por outros (fato irrelevante, mas sempre parece que o inimigo é maior). Querem agradar a todos, e não havendo como isso acontecer começam a expor idéias que tentam convencer a um dos lados.
--- Esse negócio de comentário é muito pessoal. Tem gente que acaba sobrepondo a opinião pessoal na hora de avaliar, tem gente que expõe uma opinião pessoal sem intenção e é atacada por completo. Raios, por que o homem tem tanta necessidade de colocar a si na frente dos outros, mostrar e provar que é melhor? Ok, um tanto quanto hipócrita o último comentário, pois também sou ser humano. Mas... por quê?
--- Resumindo - já vi muito blog de merda por aí. Não que eles sejam ruins, mas eu não gosto e pronto. Pessoas que têm atitudes diferentes da minha, pessoas que fazem coisas que eu não curto, pessoas que não se encaixam no meu padrão. E cada um tem um padrão. Se eu não quero ser analizado, que não me analizem. Mas aqueles que querem 'criticar para construir um mundo melhor, com melhor conteúdo', me desculpem, mas fazer um mundo melhor não é fazer lavagem cerebral em quem vocês acham que devem. Prefiro mil vezes ler sites com linguagem de mIRC e falando sobre 'naites' e baladas do que ler algo sobre alguém que quer explodir o mundo para recomeçar do zero e fazer todo mundo pensar da mesma forma. Ninguém é perfeito.

Ps: Quem quiser chamar o meu blog de bosta, chame. Eu não preciso disso pra saber o que ele realmente é pra mim.

11:06 PM.

 

 

/// comentários [0]

Postar um comentário || Home

gpf, by billy.