gpfDOZE
e meio.

sábado, agosto 18, 2001

NetNostalgie - by BillySky (parte 1)

A internet... já fazem 4 anos. Por quantas experiências eu, particularmente, já não passei? São tantas coisas aprendidas... tantos fatos ocorridos, idas e vindas que acabam nos fazendo criar uma segunda vida. As buscas no Cade, a vida nos newsgroups, os fórums... Modéstia a parte, já passei por muito lugar que tem gente que nem sonha existir. E, da mesma forma, ainda visitarei lugares que hoje fogem da minha concepção pois, afinal, são milhões de conteúdos, não? Quantas páginas novas são colocadas por dia?
No entanto, não sou feito só de novidades. Sou extremamente nostálgico, como alguns já sabem... Curto relembrar de momentos legais, coisas antigas, músicas boas. A nostalgia controla minha vida de certo modo =P Mas essa mesma nostalgia me controla diferentemente quando o assunto é internet. Afinal, 1/4 de vida minha foi passada na frente deste pc (bem, na verdade foi 1/2, mas apenas 1/4 na internet) e cada vez parece que aqueles fatos que, por um momento, me fizeram ver aspectos diferentes da vida, vão ficando mais distantes e longes... (AKA Estou-ficando-velho)
Claro que não me contentarei se não citar uma parte destes fatos pois senão não haveria necessidade de este texto, feito em pleno dia dos namorados, existir. É até uma forma de eu me entreter nesse dia que costuma que influenciar negativamente meus neurônios >_< A primeira coisa que me veio a cabeça foi a história do Leonam... Esse cara fez história, não? Quantos não souberam de suas experiências com seu 'dreamcast' cheirando a queijo? Este certamente era um candidato ao Darwin' Awards... e por falar em estupidez, eu lembro de ter presenciado muitas brigas. Sejam elas nos newsgroups por onde passei (UOL, MyWay, Mednet, Zaz...), onde acabei conhecendo muita gente diferente, sejam elas nos fórums que, apesar de abrigar uma coisa totalmente diferente da qual eu estava acostumada a ler, me trouxe companheiros que certamente mudaram a minha vida. E, por falar em mudar de vida, alguém se lembra de revoluções na net? Bem, certamente não tão revolucionárias, mas mudanças que por um certo tempo criaram um ambiente de choque, como o Zaz mudar para Terra, os vários layouts da UOL, páginas e mais páginas pessoais que foram abandonadas no meio do caminho... páginas particulares que marcaram cada um. Vírus, ah sim, também foram vários. Happy99, Melissa, LoveLetter... até uns malditozinhos arquivos de lote que, infelizmente, pegaram muita gente na época dos newsgroups =P
É nostalgia? Acho que a coisa mais antiga que eu posso me lembrar é de que todo mundo já entrou numa bendita sala de bate-papo... Não falo IRC, mas salas mesmo. Provavelmente da UOL, mas muitas outras existiam... Quem nunca clicou naquele maldito drop down para escolher o nome de alguém ou então já esqueceu de selecionar o 'falar reservadamente para' e falou uma baita besteira no chat? Nesta época era Copa do Mundo de 1998... Milhões de programas com tabelas da copa do mundo rodavam por aí. Época onde as revistas de cd-rom começaram a distribuir programas e jogos completos, BTW.
Minhas primeiras aulas de HTML... Santo HTML 2.0 (estamos no 5 atualmente) ! Como eu posso me esquecer de Março deste mesmo ano? Eu me recusava completamente a mexer em um Frontpage... Bloco de Notas era o melhor editor da época! Tabela era nada mais do que um pesadelo, e limitávamo-nos a 'font' e 'pre', sempre curtindo colocar aqueles 'hr's depois do título feito em um Xara 3d da vida... Pois é, áurea época onde provavelmente o Eye4u (www.eye4u.com) já existia, e desde então babávamos em sua animação feita de Flash. Também era época de Themes, Downloads e Buscas. Tucows era o que havia de mais moderno... e qualquer problema, procura no Yahoo, no Altavista (que ainda era altavista.digital.com) ou no Cade! Monopólios? Não, naquela época o Cade ainda não era da Starmedia, nem o Netscape muito menos o ICQ (até então da Mirabilis) eram da AOL; e quem diria que o Zip.net iria existir? O ZipMail foi sim uma revolução... 'o email com a sua cara', dizia o slogan. Todo mundo poderia ter um email (uma realidade não tão distante na época, mas que certamente fazia com que o brasileiro tivesse algo mais acessível).

(continua...)

9:57 PM.

 

 

/// comentários [0]

Postar um comentário || Home

gpf, by billy.